Edição 2025 atrai novos visitantes, mantém público qualificado e fortalece oportunidades de networking ao longo dos quatro dias
Com milhares de visitantes circulando pelos corredores, a Glass South America e E-Squadria Show encerraram quatro dias intensos de conteúdo e negócios com a marca de 12.959 visitantes. “Mantivemos o que, para os nossos expositores, é o mais importante: visitantes qualificados. Além de atrair pessoas pela primeira vez aos nossos pavilhões”, afirmou Alexandre Brown, diretor do portfólio de Construção da NürnbergMesse Brasil, promotora do evento.
Glass South America e E-Squadria Show consolidam-se como o maior ponto de encontro e networking da cadeia do vidro e de esquadrias na América do Sul. As feiras mudaram para o ano ímpar nesta edição e já têm nova data marcada: entre os dias 8 e 11 de setembro de 2027, novamente no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Realizadas simultaneamente pela NürnbergMesse Brasil, em parceria com a Abravidro, as exposições atraíram processadores, vidraceiros, arquitetos, designers, engenheiros, serralheiros e demais profissionais do setor de várias regiões do Brasil em busca de inovação, relacionamento e novos negócios.
O público encontrou oportunidades de networking e descobriu novidades ao vivo. O paulistano Vicente Firmino, proprietário da Vicente Vidros, destacou: “Os jatos de areia, que agora funcionam com dióxido de carbono, foram um diferencial. Estou satisfeito e pretendo voltar na próxima edição”.
Foram mais de 120 empresas com 300 marcas expositoras que apresentaram soluções que incluíam vidros decorativos, laminados, temperados, máquinas e equipamentos para corte, lapidação e processamento, além de insumos e acessórios.
“Foram dias muito movimentados e, no balanço final com meu time, vimos que fechamos mais negócios do que no ano passado”, celebrou Ingrid Szebeny, coordenadora de marketing da Blindex, empresa veterana na feira:
Outra presença constante nas edições da Glass South America e que também comemorou os resultados foi a Cebrace. “Foram dias incríveis, mostramos nossos lançamentos e tivemos grandes trocas e relacionamentos com os visitantes. A Cebrace tem muito orgulho de participar de eventos como esse que ajudam a fortalecer a cadeia vidreira”, explica Luiz Gonçalves, diretor de marketing da empresa.
Dionir Rogério Fleck, proprietário da Metalflex, elogiou o público qualificado, o que permitiu atingir os objetivos da empresa para o evento. “Superou nossas expectativas, estamos muito satisfeitos. Vejo a Glass South America como um centro de oportunidades”, exalta.
Pelos corredores, as placas deixaram claro que os negócios estavam aquecidos. Diversas máquinas foram vendidas ali mesmo, durante as feiras. Prova disso foi o sucesso da estreante Schiati, empresa especializada em máquinas para esquadrias e que teve o estoque esgotado em uma de suas linhas de produtos. “Percebemos que nossas máquinas tiveram uma boa aceitação. Estamos muito felizes com o resultado”, celebra o diretor Felipe Galvão, que já pensa na participação de 2027.
Novidades
A Glass South America e a E-Squadria Show também foram palcos de inovações importantes para o setor vidreiro. Entre elas, o lançamento da Cebrace: o Cebrace Atmos. Apresentado pela primeira vez ao mercado durante o evento, o produto é fabricado com fontes energéticas renováveis e 70% de material reciclado, gerando uma redução de 50% na emissão de gases de efeito estufa em relação ao vidro tradicional.
A tecnologia também ganhou espaço na feira, mostrando como o segmento e a Inteligência Artificial caminham juntos para o desenvolvimento do mercado. Um exemplo foi a AGMAQ, que levou exclusivamente aos pavilhões um robô articulado capaz de substituir operações repetitivas antes realizadas manualmente. Com o uso de IA, o equipamento garante até cinco vezes mais produtividade.
A SGlass, por sua vez, aproveitou a feira para lançar novas soluções. A empresa, especializada na montagem de máquinas, apresentou um buffer para armazenamento de vidros na própria linha de produção. O equipamento, conectado diretamente à máquina de corte, automatiza processos e elimina a necessidade de mão de obra direta. “Fizemos, inclusive, o pedido de patente”, destacou Sandro Eduardo Henriques, diretor da marca.
O comprador Celso Proença Neto foi em busca dessas novidades. “Vim descobrir as novas tendências do mercado, fazer networking, além de conhecer novos fornecedores e parceiros”, afirma. Para Simone Nascimento, da DSN Paisagismo e Consultoria, o vidro tem ganhado cada vez mais protagonismo na construção civil. “As pessoas vêm buscando espaços amplos com menos divisões e o vidro tem sido cada vez mais utilizado nos projetos”, explica a especialista, reforçando a importância de eventos como a Glass South America.
Conteúdo e Ação
Um ponto de encontro do conhecimento entre profissionais que movem o setor da construção e da arquitetura foi a Arena de Conteúdo. Com uma programação abrangente, foram mais de 20 horas de painéis com 33 palestrantes, o espaço reuniu grandes nomes da arquitetura nacional e internacional, além de especialistas do setor vidreiro e de esquadrias.
Para este ano uma iniciativa estreante também chamou a atenção do público: a Fábrica de Oportunidades E-Squadria Show by Meu Vidraceiro. Com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Esquadrias (ABIE), o espaço uniu teoria e prática em um ambiente totalmente voltado à profissionalização do setor. Uma mini fábrica de esquadrias foi montada dentro do pavilhão.
Uma das atrações mais aguardadas foi o Vidro em Ação, mais uma parceria da NürnbergMesse Brasil e a Abravidros. Com uma agenda intensa de demonstrações técnicas e práticas ao vivo, a iniciativa apresentou diferentes tipos de vidro em situações reais de uso, incluindo testes de resistência e segurança conforme as novas normas da ABNT. As demonstrações contemplaram os temperados e laminados de segurança, além de guarda-corpos.
“É uma forma didática e atrativa de levar a conformidade técnica, que é uma bandeira da Abravidro, a elos fundamentais no contato com o consumidor final, como vidraceiros, serralheiros e especificadores de vidro. Ao longo de todos os dias da feira, esses visitantes puderam acompanhar demonstrações de quebra que destacaram a importância da especificação correta do vidro, além de assistir a ensaios realizados ao vivo, uma oportunidade única para os profissionais do setor”, afirmou o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro.
“Esse teste é bom porque podemos mostrar ao nosso cliente os riscos de um projeto barato e os benefícios de um projeto qualificado, que segue as normas”, afirma Jonathas Roberto, da Galego Alumínios. Ele trabalha com esquadrias de alumínio e vidros, e veio da Paraíba para acompanhar a feira.
Prêmio e Encontro
A Glass South America sediou ainda outros dois eventos paralelos, que reforçaram a relevância e o dinamismo da cadeia.
Pelo segundo ano consecutivo, os vencedores do Prêmio Abravidro Glass South America 2025 foram anunciados em cerimônia durante o primeiro dia de feira. Ao todo foram entregues 21 troféus reconhecendo os esforços e as inovações de diversos elos da cadeia vidreira. Os vencedores foram escolhidos em 14 categorias, duas com verticais regionais.
Outro evento de extrema relevância foi o Encontro de Associados Abravidro 2025. Gratuíto e aberto a todos os associados da Entidade, destacou conteúdos
estratégicos para o desenvolvimento de toda a cadeia. Além de discutir normas técnicas como estratégia de crescimento, abordou um panorama do comércio exterior, além de um talk show com representantes da Cebrace, Abravidro e PKO do Brasil. A partir desta edição da Glass South America, o Encontro de Associados passa a fazer parte da programação do evento. “Encerramos com a certeza de reunir um público altamente qualificado e gerar negócios. Para 2027, nosso compromisso é ampliar ainda mais esse ambiente, mantendo as feiras como o grande epicentro do setor na América do Sul”, conclui Alexandre Brown.